O Cerrado é a segunda maior formação vegetal brasileira, superado apenas pela Floresta Amazônica. São 2 milhões de km2 espalhados por 10 estados, ou 23,1% do território brasileiro. Estima-se que a flora da região possua 10 mil espécies de plantas diferentes, além de 759 espécies de aves que se reproduzem na região, 180 espécies de répteis e 195 de mamíferos.
É um dos biomas brasileiros que mais vem sendo degradado, uma vez que possui poucas áreas protegidas por lei. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, atualmente resta menos de 20% da área do cerrado nativo. As principais ameaças para os animais que vivem no cerrado é a destruição de seus habitats decorrente do desmatamento e queimadas em virtude da expansão desordenada do agronegócio.
Nesse universo o modo de vida dos povos tradicionais revela a relação íntima do homem com a natureza, através do conhecimento e manejo desses recursos naturais, sem colocar em risco a biodiversidade. Costumes e tradições que são reconhecidos como patrimônio imaterial do país. Nessa seleção o fotógrafo busca sensibilizar as pessoas através de um olhar poético, valorizando a beleza sutil do que ainda resta desse bioma, dos povos que ali habitam, e a forma em que se relacionam.